Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul e já muda o tempo em parte do estado gaúcho desde as primeiras horas desta terça-feira com registros de chuva, trovoadas, rajadas de vento e muito possivelmente precipitação isolada de granizo. As informações são da Metsul.
A mudança do tempo teve início na madrugada desta terça pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, onde a frente fria, ao encontrar a massa de ar muito quente sobre o estado, formou nuvens carregadas. As imagens de satélite da madrugada desta terça mostravam nuvens muito carregadas, de grande desenvolvimento vertical, atuando na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho.
O sistema frontal segue atuando em parte do Oeste e do Sul gaúcho nesta manhã de terça com chuva e trovoadas ao passo que nas demais regiões, especialmente na Metade Norte do estado, o sol ainda aparece com nuvens e a temperatura se eleva rapidamente com vento Norte e fumaça vinda do Norte da América do Sul.
Com isso, o Noroeste e o Norte do estado devem ter outro dia muito quente hoje com marcas acima de 30ºC em muitas cidades do Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio e Norte dos Campos de Cima da Serra. No Noroeste, alguns pontos podem ter mais de 35ºC.
Nas próximas horas, especialmente da tarde para a noite, à medida que a frente migra lentamente para Norte, nuvens aumentam e a chuva deve alcançar várias cidades do Centro e pontos da Metade Norte, mas em algumas cidades mais ao Norte e o Noroeste gaúcho a terça-feira ainda termina sem registro de chuva e apenas com calor.
Na Grande Porto Alegre, a nebulosidade aumenta muito desde cedo. O tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia, já de manhã e em especial na segunda metade desta terça. Com a mudança do tempo, a temperatura não sobe tanto quanto ontem, quando a área metropolitana chegou a anotar 34ºC.
Amanhã, a frente fria ganha atividade novamente sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e já traz chuva para pontos de Santa Catarina e do Paraná. Pode chover forte com ocasionais temporais isolados no Norte gaúcho.
Já nas demais áreas do estado gaúcho, o tempo melhora gradualmente durante o dia e o sol pode aparecer em várias localidades com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica.
Como a MetSul tem sublinhado, este episódio de instabilidade entre hoje e amanhã no Rio Grande do Sul não será tão intenso quanto o da semana passada, que trouxe chuva extrema de até 300 mm no Sul gaúcho e muitos temporais, vários com danos no interior do estado e alagamentos em Porto Alegre.
Assim, a passagem da frente fria não deve trazer volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil, embora possam ser um pouco altos em algumas localidades com marcas perto e acima de 50 mm.
Não podem ser descartados temporais isolados, porém, durante a atuação da frente fria. Como a frente vai avançar numa atmosfera muito aquecida, há risco de tempestades de granizo e vento forte, mas tendem a ser localizadas e ocasionalmente fortes a severas de forma bastante isolada.
Fonte: Agência Brasil