Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vereadores realizam a 33ª Reunião Ordinária de 2023, pela Câmara de Machadinho

Compartilhe:
WhatsApp Image 2023-11-14 at 20.29.41

Os vereadores machadinhenses, estiveram reunidos na 33ª Reunião Ordinária, deste ano de 2023. A reunião, aconteceu na noite da terça-feira, 14 de novembro. Foi a segunda Sessão do mês e iniciou, às 19h00m.

Foi uma sessão solene, conferindo homenagem aos senhores Vilson Antonio Tessaro e Paulo César Tessaro e Família, através do Projeto de Lei Legislativo nº 004/2023. O projeto é de autoria do vereador, Everton Rodrigues (Picasso), com o apoio de todos os vereadores.

Exposição de Motivos: Os senhores, Vilson Antonio Tessaro, Paulo César Tessaro e respectiva Família, são responsáveis pela Chácara Brilho do Sol, de Machadinho. Localizada na saída para a Linha Barro Amarelo, há poucos metros do centro da cidade, é um turístico e belo local. Recebe um grande número de visitantes, que degustam e adquirem, frutos, verduras, legumes, que são produzidos no local, livres de defensivos agrícolas. Com dedicação, esforço e trabalho de muitos anos, a Chácara Brilho do Sol, tornou-se um grande atrativo e ponto turístico em Machadinho, colaborando ainda mais para o seu desenvolvimento.

WhatsApp Image 2023-11-14 at 20.29.41 (2)

WhatsApp Image 2023-11-14 at 20.29.41 (1)

WhatsApp Image 2023-11-14 at 20.29.40

WhatsApp Image 2023-11-14 at 19.48.13

WhatsApp Image 2023-11-14 at 19.48.12

WhatsApp Image 2023-11-14 at 19.48.09

WhatsApp Image 2023-11-14 at 19.48.10

WhatsApp Image 2023-11-14 at 19.48.11

WhatsApp Image 2023-11-14 at 19.48.12 (1)

WhatsApp Image 2023-11-14 at 20.29.42

WhatsApp Image 2023-11-14 at 20.29.41

HISTÓRIA DA CHÁCARA BRILHO DO SOL

Como descrever a história da Chácara Brilho do Sol, sem antes falar da história de vida do Seu Wilson e Dona Maria de Lourdes, pilares deste empreendimento?
Origens:

Seu Wilson é o filho mais velho, natural de Passo Fundo, nascido em 1951, foi trazido para as terras de Machadinho um ano após o seu nascimento, junto a seus pais, viagem esta feita em um caminhão, a qual durou dois dias. Foram diretamente alocados onde hoje se localiza a comunidade de Linha Tessaro, Nome este dado exatamente devido a serem os primeiros moradores do local.
Início difícil, desbravando o mato arando novas terras, seu Wilson assim foi criado e já aos 12 anos fazia trabalhos de roçada e também com arado de boi. Neste período conseguiu estudar dois anos da chamada cartilha passando quatro cartilhas em dois anos.

Seu Wilson ainda, além de agricultor, sempre foi um grande amante do futebol, como jogador, digamos mediano, porém, sua capacidade como técnico de futebol foi comprovada, sendo campeão municipal inúmeras vezes e inclusive campeão regional com times do município, principalmente com o time do Flamengo da Linha Tessaro.

Ainda prestou trabalho ao sindicato dos trabalhadores rurais de Machadinho fazendo parte da diretoria do mesmo entre os anos de 1998 e 2009.

Dona Maria de Lourdes nasceu em terras machadinhenses, em 1947, porém, seus pais também são oriundos de Passo Fundo, sendo que, vieram para Machadinho em 1946 em uma viagem épica em uma carroça puxada por mulas, viagem esta com duração de 15 dias, enquanto sua mãe vinha na carroça com dois filhos pequenos, seu pai a cavalo ia tocando a única junta de bois que tinham, a qual teve que ser deixada nas terras de Paim Filho, pois os animais cansaram, ou seja, em palavras mais simples de camponês ¨se estropiaram¨ sendo resgatados duas semanas depois.

Dona Maria de Lourdes criou-se trabalhando nos deveres da casa e ajudando seus pais nos trabalhos da lavoura, estudou até a quarta série. Conheceu o seu Wilson ainda criança, vindo na juventude a namorar e anos depois, embora ela tenha sido levada por seus pais para a cidade de campo Bonito no Paraná junto à sua família, retornou para casar-se com seu Wilson, isso à 52 anos atrás.

Eles sempre estiveram envolvidos diretamente com a agricultura de origem familiar, moraram sempre na comunidade da Linha Tessaro até o ano de 1996, quando então por não possuírem grande quantidade de terras e terem passado por dois anos difíceis e penosos devido a intempéries e safras ruins, vieram a tomar a decisão da venda de sua propriedade e aventurar-se em um pedaço menor de chão próximo à cidade de Machadinho.

Nesta época seus dois filhos Paulo e Simone já estavam longe de casa trabalhando e ou estudando, tendo em vista que nessa época a oferta de emprego em nosso município era baixa.

Então somente eles dois, com muita coragem e determinação, inicialmente trabalhando prestando serviços de roçada e capina em terrenos urbanos ou mesmo faxina em casas e estabelecimentos na cidade.

Aos poucos como possuíam duas vacas de leite e havia uma pequena sobra deste, começaram a efetuar a venda do mesmo na forma de leite cru em garrafas pet para alguns clientes na cidade e hoje com orgulho comentam que muitos jovens senhores de Machadinho foram criados com o leite de suas vaquinhas.

Com o passar do tempo foram diversificando e desenvolvendo trabalhos com hortaliças, inicialmente alfaces e outras folhosas.

Em 2002 em uma visita ao seu filho Paulo em Fraiburgo, estado de Santa Catarina, viu que o mesmo tinha um canteiro no fundo de seu terreno com mudas de morango e resolveu trazer para plantar e ter algumas frutas para o consumo, porém, eventualmente, recebia visitas de amigos, clientes das hortaliças ou do leite que viam aquelas pequenas quantidades de morango e pediam para comprar, com isso eles resolveram lentamente expandir essa pequena produção com auxílio e dicas de seu filho Paulo então Técnico em Agropecuária.

Porém, apenas em 2006 quando o seu filho voltou para as terras gaúchas, vindo morar e trabalhar em uma empresa na cidade de Vacaria, a qual produzia morangos e outras frutas, é que a produção ficou de forma mais comercial e profissional.

Nesta época seu Wilson estava bastante envolvido com seus trabalhos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Machadinho, onde fazia várias viagens a serviço deste, por isso, os trabalhos na Chácara eram feitos nestes momentos de sua ausência pela sempre valente dona Maria de Lourdes.

Em 2010 já cansados do trabalho com as vacas de leite que vinham realizando, sentindo o peso da idade, e também por pressão de seus filhos, resolveram parar com o trabalho com esta atividade, bem como, com as atividades diretamente ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Machadinho e decidiram focar apenas no cultivo de morangos e hortaliças em geral.

Em 2011 em uma atitude arrojada e pioneira para a região, foram convencidos por seu filho a investir em projetos mais ousados, construindo três estufas com cultivos de morangos em substrato, ou seja, em bancadas sem contato com o solo e cultivo hidropônico de alface, agrião e rúcula.

Essas estufas foram construídas pelo Paulo seu filho, com o importante, valoroso e inesquecível auxílio de seus amigos de Vacaria, que vinham no final de semana para construí-las.
Em 2012 devido ao sucesso dos cultivos, resolveram investir em mais cinco estufas para cultivo de morangos, hidroponias e tomates.

Neste mesmo ano, as visitas de clientes de Machadinho e de fora do município, já faziam parte da Rotina da Chácara, visto que nesta época o balneário de águas termais já estava atraindo muitos visitantes, que aumentavam consideravelmente o consumo dos produtos por eles produzidos. Ainda observando, que estas próprias visitas sempre voltavam e mesmo recomendavam para amigos ou conhecidos, levando então a desenvolver-se dentro do que era apenas uma área de produção, uma área de visitação, portanto, abrindo possibilidades de ser explorado como ponto turístico.

Foi assim que surgiu a CHÁCARA BRILHO DO SOL, batizada assim pelo seu Wilson e dona Maria de Lourdes.

Nesse mesmo ano seu filho Paulo Cesar, então já formado Engenheiro Agrônomo, e sua nora Jane decidiram que Machadinho tornou-se muito interessante para um investimento, além da qualidade de vida de quem morava aqui. Então, decidiram que conversariam com seu Wilson e dona Maria de Lourdes sobre a possibilidade de aumentar os investimentos na chácara e construírem uma casa para eles aqui virem morar, trabalharem com a produção de frutos e hortaliças, bem como, atrelado a isso a exploração do Turismo Rural.

Seu Wilson e dona Maria de Lourdes sentiram uma enorme alegria, pois, teriam de volta seu filho, junto assim com sua nora e netos.

Volta ao lar esta ocorrida em janeiro de 2013. A partir daí decolaram os trabalhos com a construção de mais estufas e aumento significativo da produção, bem como, número de visitas e turistas que passavam pelo município, ou mesmo, moradores do próprio município, dando cada vez mais destaque ao trabalho da família.

Hoje a Chácara Brilho do Sol conta com 24 estufas de cultivo, áreas cobertas de uvas de mesa, produção de morangos, hortaliças e também comercializa produtos coloniais regionais de agroindústrias, bem como, tem parceria para fornecimento de seus produtos a grandes consumidores regionais voltados ao turismo e ao consumo interno do município. Ainda conta com geração de energia solar sustentável, para a realização dos trabalhos, principalmente de irrigação, o qual demanda uma grande quantidade de energia.

Nos seus poucos mais de dois hectares a Chácara Brilho do Sol, através de seus proprietários orgulha-se de fazer parte do sustento de forma direta de cinco famílias, através da geração de postos de trabalho e renda.

Tudo isso graças a Valentia do seu Wilson, dona Maria de Lourdes, seu filho Paulo Cesar, sua nora Jane, seus netos Paloma e Paulo Gabriel, bem como, o sempre apoio incondicional de sua filha Simone, que todos os dias deixa sua mensagem de motivação, para que esse trabalho siga firme nos seus objetivos, já que ela reside em São Paulo e não pode estar presente em todos os momentos na chácara juntamente com a família.

Os objetivos da Chácara Brilho do Sol são sempre de crescimento embasado em produtos saudáveis e com qualidade superior, ordenados pela honestidade, força da família e acima de tudo fé em Deus, procurando sempre trabalhar com alegria para proporcionar o crescimento do bom nome do nosso município, bem como de todos os envolvidos, sejam: sócios-proprietários, familiares, colaboradores, parceiros e amigos.

É um orgulho imenso e honra fazer parte do progresso do nosso Município.

Assinam:
Wilson Antônio Tessaro
Maria de Lourdes Hemerich Tessaro
Paulo Cesar Tessaro
Jane Lazzarotto Tessaro
Simone Tessaro Luz e Família
Paloma Gabriele Tessaro
Paulo Gabriel de Tessaro

Machadinhense, participe das reuniões da Câmara. A próxima sessão, será realizada terça-feira, às 19h00m, na sala de sessões, localizada no andar superior do Clube União de Machadinho.

Informamos que caso o cidadão (ã), queira esclarecer alguma dúvida sobre os projetos apreciados, basta procurar seu vereador (a) ou a câmara de vereadores, os mesmos estão à disposição.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário: