Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Câmara de Machadinho realizou a 8ª Reunião Ordinária, deste ano de 2024. A sessão, foi realizada na noite da segunda-feira, 22 de abril de 2024, no andar superior do Clube União e iniciou às 18h30m.
Os vereadores analisaram, debateram e votaram, o Projeto de Lei Legislativo nº 002/2024.
Confira o resumo:
- Projeto de Lei Legislativo nº 002/2024, que: Estabelece a “Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela Proteção das Águas e da Erva-mate” como Patrimônio Religioso Imaterial do Turismo Religioso de Machadinho.
A Câmara Municipal de Vereadores de Machadinho, reunida em sessão ordinária, votou e aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei Legislativo nº 002/2024, conforme seguinte redação:
Art. 1º – Fica declarada a “Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela Proteção das Águas e da Erva-mate” Patrimônio Imaterial do Turismo Religioso e Jornada Oficial; devido à importância desses três elementos na cadeia turística do município de Machadinho, instituídos como símbolos municipais pela Lei 2.419 de 27 de abril de 2011. O evento integra o Projeto Turístico “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate”.
Art. 2º – Fica o Poder executivo municipal autorizado a criar comissão de Apoio da Jornada Religiosa de Machadinho, de caráter permanente para auxiliar na organização da Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela Proteção das Águas e da Erva-mate na data de Domingo de Ramos tendo a erva-mate como árvore símbolo dos ramos bentos.
Art. 3º – O Poder Executivo Municipal fica autorizado a definir apoio financeiro a ser destinado à organização e programação da Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela Proteção das Águas e da Erva-mate; a ser repassada a entidade representativa que integra a comissão organizadora.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS: Este projeto de lei legislativo visa estabelecer/declarar a Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela proteção das Águas e da Erva-mate, como Patrimônio Religioso imaterial e Jornada Religiosa oficial do Turismo Religioso de Machadinho; devido à importância desses três elementos “Frei Teófilo, Água e Erva Mate” na cadeia econômica e turística de Machadinho, instituídos como símbolos municipais, considerando o significado de cada um deles e sua relação com as origens, memória e história.
A Procissão de centenas de fiéis e Jornada oficial, num percurso que tem a Capela Santa Catarina como Pano de Fundo, onde tem início a nossa História da Migração e Colonização Italiana, em busca do ouro verde, a nossa erva-mate, símbolo da economia local; até o Monumento Frei Teófilo e Igreja Nossa Senhora do Rosário.
O evento integra também o Projeto Turístico “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate”.
Sala das sessões, 17 de abril de 2024.
Machadinhense, participe das reuniões da Câmara. A próxima, será realizada terça-feira, às 19h00m, na sala de sessões, localizada no andar superior do Clube União, de Machadinho.
Informamos que caso o cidadão (ã), queira esclarecer alguma dúvida sobre os projetos apreciados, basta procurar seu vereador (a) ou a câmara de vereadores, os mesmos estão à disposição.
Fonte: Assessoria de Comunicação