Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após concluídas as obras do chamado “filtro” com areia e brita, o qual dará o “caminho correto” para a movimentação da água pelo interior da barragem, as obras do Lago do Termas Machadinho continuaram e recentemente, foi concluído o talude, onde foi feita uma manta e depois, foram colocadas pedras encostadas na costa da barragem (foto), que ajudam na sustentação e servem também para que a água tenha vazão pelos locais corretos.
Agora chegou o momento da construção do vertedouro, uma parte importante da obra, que regula o volume de água, evitando que a mesma, passe por cima da barragem.
Segundo Hoberdan Castilhos, da Engseg e responsável técnico da obra, o vertedouro irá controlar o volume para que o lago contenha 6.4 hectares de água. “O vertedouro é feito com tubos e concreto. As empresas licitadas estão cumprindo os prazos. A profundidade, próximo a barragem será de mais ou menos cinco (5) metros. Obviamente que em todo o lago, a profundidade estará variando, sendo em alguns lugares mais rasos e outros mais profundos do que estes cinco metros.
No momento, esta é a fase final desta etapa. Uma etapa complexa, a qual, foi elogiada pela empresa FGS Engenharia de Porto Alegre, autora do projeto. A previsão de conclusão da obra da barragem e enchimento do lago, se as condições climáticas assim permitirem, é de que estejam prontos no mês de maio, ou, junho de 2022. Depois, ainda virão as obras do entorno e a parte asfáltica da barragem. Etapa que ainda será licitada durante o andamento da obra.
Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7