Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na quarta-feira, dia 31 de maio de 2023, aconteceu a 29ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em 14 países da américa latina.
Em São João da Urtiga-RS, o dia do DESAFIO, foi bem movimentado e foi um dia voltado para a prática de exercícios físicos, mas também, para a prática da cidadania.
(Texto: Assessoria de Comunicação SJU)
A proposta quanto educação, dentro da Ação Comunitária do CRAS: “CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA: CONHECER E RESPEITAR AS DIFERENÇAS”, propôs o desafio de repensarmos nossas atitudes com relação ao RACISMO. O que é RACISMO para mim?
Racismo é um mal que, infelizmente, ainda afeta as nossas relações sociais, é o preconceito e a exclusão social de pessoas com base na cor de sua pele e que diretamente agride crianças, adultos e idosos da nossa sociedade.
Vimos recentemente no futebol, atos de racismo envolvendo o jogador Vinicius Junior e nos indignamos diante da situação. Contudo, nos indignamos pela situação ou pelo jogador?
Precisamos entender que todas as pessoas possuem sentimentos, indiferente da cor de sua pele. E porque, precisa existir a Lei do Racismo, para garantir ao negro e ao pardo os seus direitos, se sempre dizemos que somos iguais?
Então provocamos vocês a refletir:
• COR não descreve pessoas;
• COR não faz bandido ou vítima;
• COR é apenas um detalhe, como o azul, o rosa, o arco-íris;
E, cansamos de falar e ouvir falar em EMPATIA, mas será que me coloco realmente no lugar do outro? Então, cabe a nós seres pensantes, se assim quisermos ser vistos, compreender que o RACISMO e o PRECONCEITO não trazem dignidade a ninguém, tão pouco nos tornam melhores como pessoas. Mas o RESPEITO pelas diferenças sim. Cabe a cada um de nós aqui pensar sobre de que lado desejamos estar, mas será que COR tem lado?
Acreditamos que o mundo somente será capaz de se tornar um lugar melhor para TODOS, quando compreendermos que o outro não é diferente de nós, mas sim SEMELHANTE.
Com a participação das entidades organizadoras, das escolas e da comunidade urtiguense, houve uma caminhada e após, na Praça de são João da Urtiga, algumas pessoas receberam um balão preto, representando o RACISMO, que apesar de muitas vezes estar invisível, EXISTE SIM!
As crianças, que merecem um mundo melhor e pacífico, soltaram os balões pretos, que voaram para longe, em sinal de reflexão e mudança de pensamentos.
Este gesto, também deixará marcas! Iniciando também, a semana do Meio Ambiente, dentro dos balões haviam sementes, que caíram e darão início a um novo ser vivo, que representará o NOVO pensamento e forma de agir, sem RACISMO. Onde esses balões caíram ou estouraram, nascerá uma nova planta!
Ouça, a entrevista:
Fonte: Rádio Club FM 96.7
Fotos: Assessoria de Comunicação