Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Rádio Club FM 96.7, entrevistou o engenheiro agrônomo, Lucas Fraron, da Agrofraron, empresa que atua nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Matogrosso. O assunto, foi a atual cultura do trigo, em relação a umidade.
O trigo é uma cultura secundária, de grande importância econômica para os produtores. Segundo Lucas, o cenário é de preocupação e nesse momento a condição climática de umidade proporcionada pelas chuvas, está favorável ao desenvolvimento de várias situações.
Entre elas, está o aparecimento de doenças fúngicas, as quais, afetam drasticamente a cultura.
O problema, é que o custo dos produtores neste ano, foi muito alto para a cultura, o preço da saca está menor e para a equivalência das contas, será preciso uma boa produtividade. A condição climática induzindo o aparecimento de doenças, é extremamente preocupante, pois, não existe manejo (tratamento para este processo) nesta fase.
Existem várias doenças, como o mal do pé, brusone e giberela, que nesta fase final da cultura, elas acarretam grandes reduções de produtividade, sempre variando conforme tipo da semente e do tamanho da área plantada. Pois, além do manejo (rotatividade, descompactação, equilíbrio nutricional de fertilizantes e outros) algumas cultivares são mais e outras menos, suscetíveis às doenças.
Ao programar suas culturas, conte com a Agrofraron e realize o melhor manejo para a sua lavoura, com o apoio de profissionais da área e com muitos anos de experiência, sempre acompanhando a evolução das tecnologias agrícolas.
Fonte: Rádio Club FM 96.7