Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Grandes empresas globais, atentas à responsabilidade ambiental, têm intensificado esforços para compensar suas emissões de carbono, buscando reduzir os impactos no clima e promover a sustentabilidade. Essas corporações, além de adquirirem créditos de carbono, investem diretamente em projetos de conservação e desenvolvimento sustentável em diversas regiões do mundo. A Fundação Solidaridad, juntamente com a APROMATE, ao lado de parceiros, liderou em Machadinho e região, um desses notáveis projetos: o Territórios da Mata. Agora, à medida que o projeto se aproxima da sua conclusão em dezembro de 2024, os resultados são sólidos, e novas parcerias apontam para uma expansão ainda maior.
O projeto Territórios da Mata, desenvolvido pela Fundação Solidaridad, com a colaboração total da APROMATE (Associação dos Produtores de Erva-Mate) e apoio da Indústria de Erva-Mate Cambona e Chás Barão, é um marco para a cadeia produtiva da erva-mate, na região de Machadinho. O projeto, obteve apoio financeiro a fundo perdido, o que permitiu beneficiar diretamente a comunidade local e a paisagem natural. Durante o período de implementação, foram restaurados e cultivados cerca de 250 hectares, com o plantio de mais de 500 mil mudas de erva-mate e outras 5 mil mudas de espécies nativas, reforçando tanto a conservação ambiental, quanto a sustentabilidade produtiva.
Esse modelo de produção sustentável mostrou ser não apenas viável, mas vantajoso para pequenos agricultores, gerando renda enquanto promove a recuperação de nascentes e a valorização da paisagem local. Além de fortalecer a economia e o ecossistema, o projeto desmistificou a ideia de que conservação ambiental e produção rural, não podem coexistir, trazendo um novo olhar para o setor ervateiro e demonstrando, como esses aspectos podem prosperar lado a lado.
Com o sucesso desta primeira fase, a Fundação Solidaridad e a APROMATE, estão agora em diálogo, para estabelecer uma nova e promissora parceria com o fundo, Livelihoods Funds. Essa união possibilitará o crescimento e a implementação de novas áreas de plantio, permitindo que o projeto amplie seu alcance e beneficie ainda mais famílias. A experiência adquirida ao longo dos cinco anos do Territórios da Mata, é agora a base para novas ações de desenvolvimento, engajamento e resiliência, que fortalecerão as comunidades locais frente às mudanças climáticas e aprimorarão os serviços ecossistêmicos, essenciais para a vida no planeta.
O projeto Territórios da Mata exemplifica um modelo de cooperação sustentável, no qual empresas, entidades e pequenos produtores atuam juntos pela conservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social. Ao fortalecer a cadeia de valor da erva-mate e contribuir para a resiliência das propriedades rurais, essa iniciativa promove um futuro mais verde e promissor para Machadinho e para toda a região.
Ouça a entrevista, abaixo:
Indicação Geográfica
Paralelamente, a Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate – Região de Machadinho, está em fase final de reconhecimento pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), abrangendo 10 municípios: Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga, Sananduva, Cacique Doble, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul, Barracão e São José do Ouro. Recentemente, uma assembleia foi realizada para ajustar as especificações técnicas solicitadas pelo INPI, com vistas a obter em breve, a autorização para uso do selo da IG, o que garantirá uma identidade de qualidade e origem aos produtos de erva-mate da região.
Fonte: Rádio Club FM 96.7