Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O projeto “Territórios da Mata” deu início à distribuição de insumos (adubo, mudas, fertilizantes e tabuinhas de cobertura) para os produtores inscritos e selecionados. Segundo a APROMATE, esta é a etapa 2022, realizada em Machadinho/RS, no Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho. Parceria: Fundação Solidaridad, Apromate, Cargill, Indústria Erva-Mate Cambona e Chás Barão, Prefeitura Municipal de Machadinho, Embrapa Florestas, Sindimate/RS, Pgmate/RS e Ibramate.
No dia 24 de fevereiro de 2022, houve a apresentação do projeto para os associados da APROMATE. Os produtores foram cadastrados, dando início ao projeto. Depois, iniciaram as visitações para a implementação do projeto nas propriedades.
Segundo Thiago Piloneto, Técnico de Campo da Fundação Solidaridad, o trabalho iniciou este ano com 20 produtores. Cada um com uma área média de um hectare e meio (1,5 ha),, totalizando 30 hectares. A propriedade de cada um deles foi visitada, contando com áreas mapeadas, análise de solo e projeto executivo para os insumos necessários. A partir de agora, com a entrega dos insumos, inicia-se o plantio das mudas de erva-mate.
Com os 30 hectares, que foram projetados para este ano, já completos, estão realizando a coleta de nomes de novos produtores interessados em aderir ao projeto. Ao mesmo tempo, novos mapeamentos estão sendo feitos, com coletas dos solos para análise. No ano de 2023 serão disponibilizados, através do projeto, 200 hectares em plantio de erva-mate. Ou seja, o trabalho está sendo adiantado para os novos inscritos e quando chegar a fase do plantio, a programação estará toda organizada. O investimento dos agricultores é somente a mão de obra. O restante, insumos e suporte técnico, é subsidiado pelo projeto, através da Fundação Solidaridad e da Cargill.
Concomitantemente, está entrando em andamento uma nova etapa, com a recuperação de nascentes e APPs. Os produtores interessados em realizar estas ações em suas propriedades, também entrarão apenas com a mão de obra. Mudas, arame, mourões e todo o material necessário será disponibilizado pelo projeto.
Todos os produtores interessados são convidados a conhecer e participar do projeto. Informe-se com qualquer uma destas organizações: Fundação Solidaridad, Apromate, Cargill, Indústria Erva-Mate Cambona e Chás Barão, Prefeitura Municipal de Machadinho, Embrapa Florestas, Sindimate/RS, Pgmate/RS e Ibramate.
Sobre a Fundação Solidaridad
A Fundação Solidaridad é uma organização internacional da sociedade civil que atua há 12 anos no Brasil para o desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis da agropecuária. Busca acelerar a transição para uma produção inclusiva e de baixo carbono, contribuindo para a segurança alimentar e climática do país e do mundo. Atualmente desenvolve com seus parceiros iniciativas de sustentabilidade nas seguintes cadeias: cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja.
Globalmente, a Solidaridad conta com mais de meio século de atuação em mais de 40 países. Promove parcerias e soluções inovadoras junto a governos, organizações, cooperativas e empresas para apoiar produtoras e produtores rurais a produzir melhor e reduzir o impacto climático da produção de alimentos. Sua missão é garantir a transição para uma economia inclusiva e sustentável, que maximize o benefício para as pessoas e o planeta.
Saiba mais: https://www.solidaridadsouthamerica.org/brasil
Por: Paul da Rosa
Fotos: Fundação Solidaridad
Fonte: Rádio Club FM 96.7