Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Tudo começou em uma conversa. Entre troca de experiências em estágios o desejo de ampliar os horizontes, os graduandos Tiago Antônio Moisés de Geografia e João Alberto Zanandréa História, alunos do Polo UNIFAEL Machadinho RS elaboraram um projeto.
Segundo eles ao analisarem a suas trajetórias até aqui, lembrou-se dos alunos das escolas públicas e do quão é difícil passar no vestibular e ENEM. Pensando assim, ambos criaram o Projeto Prepara Enem 2022, que não visa fins lucrativos mas o auxílio de jovens do Ensino Médio a se prepararem para o ENEM.
O projeto começou com a perguntar “ Qual professor gostaria de ter?” e partir dessa reflaxão ambos analisaram as provas de 2015 a 2021 na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias buscando entender como o Enem aborda os conteúdos nas questões. Abarcou-se questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia analisando o eixo principal do ENEM interpretação de textos, imagens e diferentes tipos de linguagens com dicas de como resolver questões.
Contudo, era necessário explicar como seria a prova, quantas questões, qual o tempo, Uma orientação geral. Contam os professores Tiago e João que foram horas de diálogo, preparação, estudo, análise, montagem de material e ensaio mas que o objetivo seria muito mais gratificante. E foi segundo eles! A primeira turma que fez parte do projeto foi a Turma do Terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves. Contam os graduandos que foram bem recepcionados pelos professores e alunos. Turma foi extremamente participativa em refletir sobre a resolução das questões, demonstraram senso crítico perante sua realidade e detinham um bom conhecimento de boa parte do que foi exposto. Ao final cada aluno ganhou um bombom pela participação.
Projetos assim visam diminuir a desigualdade, ampliar e dar condições aos alunos de escola pública uma chance no Enem, que afinal é a porta de entrada para muitas universidades federais! Deixo as palavras de ambos os professores
“ Com olhar de professores, tentamos ver na educação talvez não a solução para todos os problemas, mas uma forma de começar a tornar este mundo melhor. Nem todos tivemos as mesmas oportunidades, tivemos excelentes professores como discentes, mas pensamos em fazer mais. Criar condições para que estes alunos possam olhar para “aquela prova’ sem medo e muito mais tranquilos. Pensamos neles – os alunos- que irão para o mercado de trabalho ou universidade. Projetos assim trazem à pauta de discussão as vivências de cada existência em sala de aula. Isso não só é uma contribuição cultural, educacional mas também humana! Deixamos nosso agradecimento a Escola Estadual Castro Alves por todo acolhimento e confiança.
Caso as escolas busquem projetos como este deixamos os contatos a disposição: (54)996067953 João e (54) 9954-8367 Tiago.
Fonte: Assessoria de Comunicação.