Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Machadinho, realizada na segunda-feira, 22 de abril de 2024, os vereadores debateram e aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei Legislativo nº 002/2024, de autoria da Vereadora Jussenei Bianchin, que estabelece a “Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela Proteção das Águas e da Erva-mate”, como Patrimônio Religioso Imaterial do Turismo Religioso de Machadinho.
O projeto surgiu, devido à importância desses três elementos, Frei Teófilo, Erva Mate e a Água; na cadeia econômica, turística e no desenvolvimento do município de Machadinho, instituídos como símbolos municipais pela Lei 2.419 de 27 de abril de 2011, considerando o significado de cada um deles e sua relação com as origens, memória e história. A Jornada, integra o Projeto Turístico “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate”.
A aprovação deste projeto é muito importante, pois, o poder executivo municipal, fica autorizado a apoiar a Jornada Religiosa de Machadinho, que continuará sendo desenvolvida na data de Domingo de Ramos, tendo a erva-mate como árvore símbolo dos ramos bentos.
A Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela Proteção das Águas e da Erva-mate, realizada no mês de março (Domingo de Ramos) é desenvolvida com uma caminhada e reflexões, num percurso que tem a Capela Santa Catarina, como ponto inicial, seguindo até a sede do município, unindo-se à programação do Domingo de Ramos. A Capela Santa Catarina, foi o local onde chegaram os colonizadores e os tropeiros, em busca do ouro verde, a nossa erva-mate, símbolo da economia local.
Ouça a entrevista, abaixo:
O evento integra também o Projeto Turístico “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate”.
Fonte: Rádio Club FM 96.7
Fotos: APROMATE