Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi em outubro de 1974 que Teodoro Mendes da Fonseca, o “Seu Dorinho”, percorrendo as matas na Região de Machadinho, um seleto reduto produtor de erva-mate no Rio Grande do Sul, coletou um grupo de mudas e as plantou em sua propriedade. No inverno seguinte, uma forte geada dizimou quase todas, exceto duas delas. Seriam mais resistentes à geada ou sobreviveram por estarem mais desenvolvidas que as outras? Foi a dúvida que pairou, embora as tivesse plantado fora da época normal.
Chamou sua atenção o rápido crescimento, coloração e densidade da folha, além da capacidade de enfolhamento. Notou também a produção de sementes, as quais colheu e, delas, produziu mudas para implantar um pequeno erval.
A Extensão Rural e a Pesquisa, duas décadas depois, descobriram nessas árvores um sabor suave de bebida, especial para misturas (blends), o que possibilita criar diferentes mixes e dispensa o uso do açúcar na erva-mate.
A partir daí, a Cambona 4 ganhou uma notoriedade expressiva e se constituiu numa importante cultivar de erva-mate, de alta produtividade, identificada e já registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária.
Embora a região de Machadinho já fosse conhecida pela produção de erva-mate, é inegável que a Cambona 4 potencializou esse reconhecimento. Comemorar 50 anos de uma árvore pode parecer algo estranho, mas tratando-se da Cambona 4, da história e do feito do Seu Dorinho, é bem compreensível!
Fonte: INFOMATE