Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Lei Municipal nº 2.419, de 27 de abril de 2011, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Municipal de Machadinho/RS, deu uma nova redação ao artigo 1º da Lei Municipal nº 566, de 10 de março de 1983, instituindo como símbolos oficiais do município a Erva-Mate, o Monumento Frei Teófilo e o elemento Água.
A “Jornada religiosa em honra ao Frei Teófilo, pela proteção das Águas e da Erva-Mate”, além de acentuar o apego da comunidade ao Frei, chama atenção e pontua outras duas importantes dádivas naturais do município: a Água e a Erva-Mate.
Os conhecidos e tradicionais “Ervais de do Machadinho”, impulsores da colonização e pioneiros na formação econômica do município, refletem seu expressivo significado no desenvolvimento e no cotidiano da comunidade.
A Água, pela riqueza de suas nascentes, pela imponência de seus rios, lagos e o valor termal, define a sua preciosidade aos turistas e aos nativos machadinhenses.
A “Jornada Religiosa em honra ao Frei Teófilo, pela proteção das Águas e da Erva-Mate”, é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Erva-Mate (Apromate), da Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agropecuária (Acitam), da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da Prefeitura Municipal de Machadinho e da Comunidade da Linha Santa Catarina, local da chegada dos pioneiros ervateiros, na segunda década do século XX.
O evento ocorrerá no “Domingo de Ramos” de cada ano, com deslocamento em procissão, até o monumento do Frei Teófilo, para a Benção das Águas e da Erva-Mate.
Fonte: INFOMATE (Informativo Técnico do Mate)/Norberto Salvador.
Foto: Rádio Club FM 96.7