Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O mês de maio é denominado como “Maio Laranja”, que intensifica as ações de conscientização no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Machadinho as atividades relacionadas ao trabalho de conscientização, iniciaram na última sexta-feira (12) com atividades que envolveram alunos e professores das escolas municipais e estaduais locais. Com uma dinâmica divertida e lúdica, a palestra show enfatizou a necessidade de abordar o assunto e esclarecer dúvidas.
O evento realizado no Clube União, foi promovido pela rede de atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Nas considerações de Tainara Azevedo, assistente social, o trabalho direcionado nas iniciativas locais visam diminuir a incidência de casos existentes no município. “Através do levantamento de dados é possível identificar que são necessárias medidas e ações que protejam as crianças e reforçar a importância da denúncia para o combate à exploração”, destacou Tainara.
A palestra show com a presença de personagens e super-heróis como Homem Aranha, Batman e Galinha Pintadinha, permitiu às crianças, principalmente com até 9 anos, compreender o que é errado e perceber os sinais não permitidos e assim ter a segurança de buscar ajuda. David Freitas, coordenador do espetáculo, destaca que as crianças precisam conhecer o seu corpo. “É preciso que os pais também falem com seus filhos. As crianças precisam identificar seu corpo, saber o que são as partes íntimas. Explicar o que são carinhos do bem e do mal, assim como os adolescentes precisam entender os passos que levam ao abuso e segurança de buscar ajuda,” esclareceu David ressaltando que a cada espetáculo realizado surge o sentimento de mais um passo dado e mais um público esclarecido e de certa forma protegido.
No início do mês, as atividades foram realizadas com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves e posteriormente divulgadas para a comunidade local. Seguindo as ações, na próxima quarta-feira, 18 de maio, será realizado em todos o país ações que referenciam o Combate à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Machadinho haverá uma blitz de conscientização sobre o tema no centro da cidade, e contará com a rede de apoio no combate à exploração e ao abuso formada pela Assistência Social, Conselho Tutelar, Brigada Militar e Polícia Civil.
—
Por: ASSCOM Governo de Machadinho-RS