Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Machadinho: Rua Abelardo José Nácul, passará a se chamar, Rua José Pedro Sarmento.

Compartilhe:
WhatsApp Image 2024-09-02 at 14.34.07

Em uma sessão realizada na noite do dia 27 de agosto de 2024, a Câmara de Vereadores de Machadinho, aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei Legislativo nº 009-2024, que altera a denominação da Rua Abelardo José Nácul, para Rua José Pedro Sarmento. O projeto, é de autoria do vereador Vilmar Sarmento e visa prestar uma justa homenagem ao saudoso José Pedro Sarmento, figura lendária para o município.

WhatsApp Image 2024-09-02 at 14.33.43

Abelardo José Nácul, cujo nome a rua carregava até então, foi um político gaúcho. Atuou como prefeito de Lagoa Vermelha, foi deputado estadual e trabalhou no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Sua ligação com Machadinho, se dá por que nos primórdios, Machadinho era território de Lagoa Vermelha, tendo algumas ruas com nomes de Lagoenses.

No entanto, a proposta de alteração de nome, tem como principal objetivo homenagear o senhor José Pedro Sarmento, um cidadão que deixou um legado profundo na história de Machadinho. Segundo o vereador Vilmar Sarmento, a iniciativa não visa legislar em causa própria, mas sim reconhecer a contribuição significativa do seu pai, para a comunidade. José Pedro Sarmento, foi reconhecido por seu papel no desenvolvimento e sua atuação na espiritualidade, oferecendo apoio e auxílio a muitas pessoas.

O vereador Vilmar explicou que, através da sua espiritualidade, José Pedro Sarmento, era conhecido por seus atos e ajuda à comunidade, salvando vidas (relatos registrados em cartório) e oferecendo suporte às pessoas e famílias, através de suas rezas, benzimentos e remédios naturais. A rua que passará a homenageá-lo, é a que fica abaixo da rotatória da Praça da Bandeira, rua do Auto Center Tadiotto, onde José Pedro Sarmento residiu por 12 anos.

José Pedro Sarmento, que inicialmente viveu na Linha Canudo e depois no Canudinho, estabeleceu-se na cidade, onde criou dignamente seus 12 filhos. Sua vida foi marcada por seriedade, dedicação e amor à família, mesmo enfrentando dificuldades. O próximo passo para o vereador Vilmar, é escrever um livro sobre a vida e o trabalho de seu pai, destacando sua dedicação à espiritualidade e ao bem-estar da comunidade.

O senhor José Pedro Sarmento, também era violeiro e tradicionalista gaúcho, participando ativamente de diversos segmentos da sociedade machadinhense. O vereador Vilmar Sarmento, expressou sua gratidão aos demais vereadores pela aprovação unânime do projeto, ressaltando a importância de reconhecer a história e o legado de seu pai, que agora será perpetuado na nova denominação da rua.

WhatsApp Image 2024-09-02 at 14.34.07

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: