Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Machadinho: Jovem encontra Tartaruga saindo do bueiro em frente sua casa

Compartilhe:
WhatsApp Image 2023-10-10 at 10.54.53

O estudante Machadinhense, LuanTeles, voltava da escola no final da tarde da segunda-feira, 09 de outubro de 2023, quando, no bueiro localizado em frente a sua casa, na Rua Santo Grison, avistou uma tartaruga.

Inicialmente, em virtude da coloração, surgiu uma dúvida, se era realmente uma tartaruga, ou, um jabuti. Então em contato com a PATRAM (Polícia Ambiental), foi informado tratar-se de uma Tartaruga Tigre, que apesar do nome, trata-se de um cágado.
WhatsApp Image 2023-10-10 at 11.17.12

A família de Luan, acolheu o animalzinho, que foi recolhido nesta terça (10), pela PATRAM, para a certificação do seu estado de saúde e após, se estiver tudo bem com a mesma, ser solta em seu habitat natural.

WhatsApp Image 2023-10-10 at 10.54.53

TARTARUGA TIGRE, O QUE É? (Fonte: Blog Cobasi)

A tartaruga tigre-d’água, apesar do nome, é na verdade um cágado. Esses quelônios tem por característica a vida semi aquática, ou seja, eles vivem tanto na terra, quanto na água.
As tartarugas e os cágados possuem cascos mais leves que os ajudam a nadar com destreza, já a carapaça dos jabutis é mais alta e pesada. As patas são diferentes nos três tipos de quelônios, se adaptando à água ou ao meio terrestre.

Cuidado com o casco, é frágil!
Esses animais são bastante resistentes em alguns pontos. Por exemplo, conseguem ficar até uma semana sem alimentação ou água. Porém, quando falamos do casco a história é outra. É uma parte bem frágil, então ao manuseá-los é preciso muito cuidado e delicadeza para não apertar ou deixar cair.

Reprodução
A fase de reprodução da espécie acontece uma vez por ano. Entre abril e julho é o período de acasalamento na natureza. Posteriormente, a tartaruga-tigre-d’água fêmea produz uma média de 12 ovos por desova, de agosto a janeiro. Nesse processo, a fêmea faz buracos na terra para depositar seus ovos.

Tartaruga-tigre-d’água são animais “quase ameaçados” de extinção
Atualmente, a espécie está na lista de animais “quase ameaçados” de extinção. Isso acontece devido a perda do habitat na natureza, mas, principalmente, a comercialização de filhotes no mercado. Também existem outras causas que prejudicam a reprodução da espécie.

Por isso, é sempre importante ressaltar: não compre animais silvestres. Esse tipo de ação é alimentada porque existe demanda. É ilegal e extremamente prejudicial para o meio ambiente.

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: