Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Machadinhense chama atenção para mais um golpe no whatsApp

Compartilhe:
golpe zap

Desta vez, o relato de um morador de Machadinho para o departamento de jornalismo da Rádio Club FM 96.7, é sobre um golpe já considerado muito conhecido, porém, que sempre encontra novas vítimas e por isso continua sendo usado pelos golpistas.

Esse golpe foi identificado pela Polícia Civil em vários estados brasileiros. O WhatsApp de alguns usuários está sendo duplicado, mas não clonado. O mesmo nome e foto é usada, mas o contato é trocado. Os golpistas procuram contatos de pessoas próximas e inventam alguma história para justificar a troca de número e pedem depósitos em dinheiro. Sendo que o usuário, pelo qual o golpista se passa, não tem nenhuma interferência em sua conta de aplicativo e nem sabe o que está acontecendo. Isso porque não há nenhum aviso de que alguém está se passando por você. Apenas alguns contatos recebem uma mensagem, sempre contando alguma história diferente para justificar o número diferente.


Abaixo, foto enviada por Machadinhense, da tentativa de golpe que lhe foi feita.

WhatsApp Image 2023-05-03 at 17.32.22

“Ao receber mensagens de uma pessoa supostamente conhecida solicitando dinheiro, é recomendável entrar em contato por telefone para confirmar a autenticidade do pedido. No caso de um contato se fazendo passar por outra pessoa, o usuário que recebeu a mensagem deve reportar a conversa por meio da opção “denunciar” disponível no menu do aplicativo. Também é importante enviar um e-mail para support@whatsapp.com com o máximo de informações possível (número de telefone em formato internacional e descrição do ocorrido, por exemplo) para alertar sobre uma conta que esteja fazendo uso indevido de seu nome e/ou foto. O usuário receberá um retorno em até 48 horas.”
– Comunicado oficial do WhatsApp Brasil

Vítimas do golpe
Os golpes possuem similaridades. Geralmente uma história plausível é enviada. Chamam pelo apelido, nome ou grau de parentesco. Alguns exemplos são “amigo”, “tio”, ou “primo”. Sempre há uma justificativa para o envio do dinheiro e uma promessa de retorno em pouco tempo.

O seu Antônio* recebeu uma mensagem de seu sobrinho, pelo WhatsApp. Como havia trocado de smartphone, o contato não estava salvo. Na mensagem estava escrito que o celular de seu parente tinha sido perdido e que ele estava precisando de ajuda financeira. Várias informações foram passadas, dando a ideia de que era realmente real. No entanto, era um golpe. Uma conta foi repassada, solicitando uma quantia em dinheiro. Apesar de ser outro nome nos dados bancários, o depósito foi feito da mesma maneira.

Essa situação está se repetindo com muitas pessoas. Os alvos geralmente são assim, familiares um pouco mais distantes, ou que tenham mais chances de cair na desculpa. As informações são reais e batem, inclusive a foto usada pelo perfil no WhatsApp. O que pode denunciar seria o número, mas sempre há uma justificativa pela troca.
As histórias parecem plausíveis e possíveis. Essa situação sempre vai acabar em um pedido de depósito para alguma conta. Depois disso feito, o contato é bloqueado e não tem mais nenhuma troca de informação.
Os relatos são sempre os mesmos: uma mensagem dizendo que perdeu ou estragou o celular e que precisa de uma quantia emprestada.

Para evitar golpes o mais importante é sempre verificar as informações, se possível mais de uma vez. Faça chamadas de voz, vídeo, ou solicite fotos ou áudio. Uma vez identificado o golpe, denuncie a conta e bloqueie o contato, para evitar que mais pessoas também sejam atingidas.

Avise os conhecidos, principalmente as pessoas idosas.

FAÇA CHAMADAS DE VOZ, VÍDEO, OU SOLICITE FOTOS OU ÁUDIO. UMA VEZ IDENTIFICADO O GOLPE, DENUNCIE A CONTA E BLOQUEIE O CONTATO

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: