Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na sexta-feira, 02 de setembro, a diretoria e os membros da Comunidade da Linha Polo, Machadinho, se reuniram para a prestação de contas da grandiosa festa dos 100 anos, realizada no domingo, 28 de agosto. Segundo o tesoureiro, Itacir Beltrame Lunardi, o lucro (líquido) do evento, foi de R$45.592,00.
A comunidade, agradece à todas as pessoas que participaram. Agradece aos que trabalharam, aos que realizaram doações, aos patrocinadores, enfim, a todos que colaboraram de todas as formas, para que o evento fosse grandioso.
RESUMO DA HISTÓRIA DA COMUNIDADE
Segundo os relatos históricos, tudo começou no ano de 1910, com a chegada do Senhor Vitório de Lima, que já encontrou alguns moradores pela localidade. Mais tarde, no ano de 1916, chegaram os três Bépis. Assim chamados, por serem: José Polo, José Pedron e José Baldissera.
Em meio a muitas dificuldades, falta de recursos e desafios, mas, amparados pela fé e esperança de dias melhores, começaram a se estabelecer em barracos provisórios, derrubando as matas, para aproveitar a madeira e limpando o terreno, para o cultivo da terra. Aos poucos, iam se estabelecendo, alguns perto do rio, onde a caça e a pesca, eram abundantes, contribuindo para a sobrevivência destas famílias.
No ano de 1917, foi celebrada a primeira missa, tendo como local a casa de José Polo. A missa, foi presidida pelo Padre Gentil de Giacomel de Caravágio, o qual, estava em visita à então Vila de Machadinho e foi até o local a cavalo, assim como mais tarde, fazia o Frei Teófilo.
A primeira Capela, foi construída em 1920, pelos moradores locais e por pessoas de Flores da Cunha, local de onde veio a imagem de Nsra. De Monte Bérico, conhecida pelos colonizadores italianos, pelo milagre da cura de uma peste, em Vicenza, Itália, no ano de 1426. O sino, chegou no ano de 1929. Veio de trem até Piratuba, SC e depois foi levado ao local, de carroça. O mesmo, pesa 180 Kg e custou na época, 1.800,00 réis.
No ano de 1925, um vendaval derrubou a Capela, que foi reconstruída no mesmo ano e ampliada em 1930, devido ao aumento da população no local. Em 1930, também foi comprada a “Pietra Sacra” ou, Pedra Sagrada, que está no altar e custou na época, 35.000 réis. A primeira visita do Bispo Don Cândido Maria Bampi, aconteceu no ano de 1943. A primeira escola, foi construída no ano de 1947.
Nos anos 80, residiam na Linha Polo, cerca de 70 famílias. Com a construção da barragem (Usina Hidrelétrica Machadinho), muitos moradores foram realocados e foram morar em outras cidades e localidades. Nos dias atuais, são lembrados os 100 anos de conquistas, fatos e histórias de idas e vindas, de pessoas que por ali passaram e deixaram as suas marcas.
O que permanece até hoje, é a fé e a devoção à Nsra. De Monte Bérico, que há mais de 100 anos, se faz presente em todos os momentos, desta linda história! (Fonte: Comunidade Linha Polo)
Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7