Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Este curso, encerrou um ciclo de cinco cursos de Boas Práticas Agrícolas para a Erva-Mate, que foram realizados no estado do Rio Grande do Sul, nos cinco Polos Ervateiros.
A atividade integra as ações do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate.
Os cursos de Boas Práticas Agrícolas (BPA) erva-mate e derivados atende a uma legislação estadual que trata das boas práticas direcionadas à cadeia ervateira – manejo, colheita, transporte e beneficiamento da erva-mate.
A realização do curso foi através das entidades: Apromate, Ibramate, Fundomate, Seapdr, Emater, Sindimate e Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate/PGMATE-RS.
No Rio Grande do Sul, a produção de erva-mate está concentrada em cinco grandes regiões, conhecidas como polos ervateiros: Missões Celeiro, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Região dos Vales. A abrangência territorial é distribuída em 205 municípios do Estado, majoritariamente na metade norte.
A produção no Estado alcança em torno de 280 mil toneladas de folha por ano, em uma área de 31 mil hectares. De acordo com o Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate/RS), há 250 indústrias focadas no segmento, além de cerca de 14 mil propriedades especializadas na produção da folha.
Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7