Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Evento criado no início dos anos 2000, mantém as memórias de um tempo em que se cantava na roça para amenizar o cansaço do trabalho duro no interior.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
A comunidade de Zonalta, o antigo Picadão, como era conhecido o povoado da região alta do interior de Piratuba, reviveu neste domingo (09), uma tradição que marca diversas décadas: A Festa da Cultura Cabocla, que em 2023, chegou a 21ª edição.
Para celebrar a data, não faltou empenho e dedicação da comunidade, que caprichou nos detalhes vistos logo na entrada do salão comunitário, onde uma antiga carroça enfeitada, dava a boas vindas aos visitantes. No palco e nas mesas, os enfeites não deixaram nada à desejar.
O evento que inicia na metade da manhã com apresentações culturais reunindo gaiteiros e violeiros, traz ao talco as tradicionais toadas de roça e os ternos de reis. Também teve apresentações de artistas ligados às oficinas culturais do município, com o violeiro Neri Inocenti e o gaiteiro Carmelito.
A festa que surgiu entre amigos da família Vargas e Beloto, entre outros incentivadores, na tentativa de manter os costumes das toadas de roça e os tradicionais pixuruns, que são mutirões de trabalho agrícola de ajuda mútua, também abriu espaço para as manifestações oficiais do prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), que elogiou o evento. O vice Vanderlei Weber e o morador Credolino de Vargas, filho de emigrantres gaúchos, também estiveram no palco e saudaram o público.
Ao meio dia, finalmente chegou o momento mais aguardado do evento, segundo a equipe do grupo cultural A Cabocla, que realiza o evento, com o almoço típico. No cardápio, pratos da culinária rural, reunindo a tradicional feijoada, arroz carreteiro, aipim com molho, batata doce assada, pão de milho, pão com torresmo, além de saladas e cucas.
No período da tarde, a diversão fica garantida com o matine do grupo Chapéu de Aba Larga, com entrada livre. Entre os convidados especiais do evento, esteve presente o empresário e radialista, Robson Vinicios Duarte Kalb , que transmitiu o evento para toda a região, pelos segundo ano consecutivo, pela rádio Club FM 96,7 mhz. A equipe da Fundação de Cultura de Piratuba, liderada pela superintendente, Mariana Minati, esteve no evento e se impressionou com as atrações da festa!