Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo Municipal de Machadinho revitalizou, neste início de mês de março, um dos seus principais monumentos e pontos turísticos, a estátua de Frei Teófilo Antoniazzi. Localizada na Praça da Igreja Matriz, a imagem atrai visitantes pela sua robusta e detalhada construção.
A dinâmica de recuperar a estátua e manter as características detalhadas, contou com a técnica dos profissionais Carlos Primo e Fabiano Balardin. Os artistas ressaltaram a gratidão de estar junto com muitas pessoas executando a obra. Com o cuidado de manter as cores predominantes, sombreamento e traços, cada detalhe foi projetado para obter o melhor resultado. “Nós temos uma responsabilidade muito grande, pois estamos tentando dar a vida para o concreto. Mas fizemos o melhor possível para que a obra fosse entregue a comunidade” comentaram os profissionais.
Os trabalhos contaram com a colaboração do produtor rural, Décio Fraron e família que disponibilizou o auxílio de seu caminhão para facilitar os trabalhos.
Para o Prefeito Municipal Alcir Grison, a figura de Frei Teófilo é parte da história local. “Essa é uma homenagem ao cidadão que foi um dos responsáveis pela emancipação de Machadinho. Ajudou muito no desenvolvimento local. Frei Teófilo foi um exemplo de liderança e a nossa responsabilidade é manter viva a memória do grande homem” destacou Alcir.
Frei Teófilo Antoniazzi, nasceu no dia 4 de setembro de 1915 em Flores da Cunha – RS foi nomeado Primeiro Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Machadinho. Teve participação ativa na comunidade local, contribuiu para a conclusão do Colégio de Irmãs e do Hospital São Francisco de Assis, construção da Igreja Matriz, fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, além de ter participado ativamente do processo de emancipação política-administrativa. O líder religioso permaneceu em Machadinho até o final do seu ciclo. Frei Teófilo faleceu aos 83 anos, de um enfarte agudo do miocárdio, que ocorreu às 4 horas e 45 minutos do dia 14 de abril de 1999, no Hospital São Francisco de Assis.
Como forma de gratidão e reverência, o monumento Frei Teófilo, estrutura com 12 metros de altura, foi inaugurado no dia 25 de maio do ano de 2008. A comunidade local tem grande afeição pela personalidade do Frei, e crença na proteção das potencialidades locais como água e erva-mate, além de abrigo para afastar tempestades climáticas.
Desde a edificação, a estrutura recebeu neste momento, a segunda revitalização e obras de manutenção. O investimento público total para os trabalhos de reparos neste ano foi de R$15.102,00.