Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi realizado, na quinta-feira, 03 de agosto de 2023, nas dependências do Polo da FAEL, um curso sobre Educação Ambiental. O curso, foi realizado pelo SENAR-RS e quem trouxe o mesmo para Machadinho, foi a Secretaria de Turismo, em parceria com a FAEL e o Sindicato Rural – Extensão Machadinho.
Segundo o instrutor, Elon Davi Jaguszewski, foi trabalhado o treinamento em educação ambiental. Educação Ambiental, não é apenas “não deixar a torneira pingando, ou, separar o lixo”. É muito mais, do que isso. Quando utilizamos o banheiro, para onde toda a sujeira vai?! Para onde estamos mandando os nossos dejetos?! Estudos, afirmam que mais de 90% dos poços artesianos, estão contaminados com coliformes fecais (suco de cocô).
Obviamente, que a água é devidamente tratada pelas empresas.
Onde não tem tratamento, as pessoas estão sujeitas a um grande número de doenças.
O artigo 225, da Constituição Brasileira, diz que “É de responsabilidade, do Poder Público e da Coletividade, cuidar do meio ambiente. Do portão para dentro, é de minha responsabilidade. Eu tenho que cuidar, eu tenho que fazer; para não sofrer severas penas.
O mínimo de estrutura que se deve ter em uma casa ou construção, para poder dizer, que está cuidando minimamente da água, é uma fossa, um filtro, e depois sim, ter um sumidouro (poço negro), ou, entrar na coleta pública. “É como, se eu usasse o banheiro e dissesse para a natureza: Toma que o filho é teu. Só que, a natureza nos devolve os dejetos, na água que vamos beber.”
Mudemos nosso olhar, para com o meio ambiente! Não apenas, o olhar de separação de lixo e torneira pingando, porque isso, todo mundo já sabe (mesmo assim, tem muitos que não fazem). Agora, porque eu faço as coisas, da forma que eu faço, mesmo sabendo, que eu não deveria estar fazendo?! Precisamos, deste novo olhar, desta nova pegada.
Fonte: Rádio Club FM 96.7