Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Corpo Operacional e a Diretoria do Corpo de Bombeiros Voluntários de Machadinho, está divulgando uma nota expondo a questão da falta de pessoal para desenvolver o importante serviço prestado pela instituição nas comunidades de Machadinho, Maximiliano de Almeida e até mesmo da região, como já aconteceu diversas vezes. Segundo a direção, atualmente a corporação conta com dez pessoas, sendo que os que mais conseguem atuar, são seis. Há dias, está sendo organizada uma nova turma para um curso de formação, porém, a meta de dez alunos ainda não foi alcançada.
NOTA OFICIAL – CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MACHADINHO
O Corpo Operacional e a Diretoria do Corpo de Bombeiros Voluntários de Machadinho vêm por meio deste informar a toda a comunidade, de Machadinho e Maximiliano de Almeida, sobre a situação delicada que a entidade se encontra atualmente, bem como sobre a real possibilidade deste importante serviço ser encerrado ainda neste ano.
Desde sua fundação em Julho de 2015, o principal motor desta entidade são as pessoas, o voluntários, pois são elas que fazem os treinamentos, prestam os atendimentos, dirigem veículos e manuseiam os equipamentos, são os homens e mulheres que dedicam parte do seu tempo que cumprem as obrigações legais, que buscam recursos, fazem parcerias e convênios, buscam apoiadores, patrocinadores e recursos dos mais diversos e sem pessoas não existe Corpo de Bombeiros Voluntários. Foram elas as principais responsáveis pelo crescimento da corporação, pelos mais de 600 atendimentos já realizados e as muitas conquistas destes anos.
Em de Abril de 2022 o Corpo de Bombeiros Voluntários de Machadinho abriu inscrições para o Curso de Formação de Novos Bombeiros Voluntários e vem buscando reunir uma turma de interessados em trabalhar voluntariamente para nossa comunidade, mas até o momento o número mínimo para o início do curso, 10 alunos, não foi alcançado. Esta situação preocupa e muito a todos na entidade, pois o aumento e renovação do efetivo é fundamental para a continuação do serviço. Por motivos pessoais ou profissionais, a equipe de atendimento encontra-se bastante reduzida e, consequentemente, sobrecarregada. São poucos voluntários, que também possuem seus compromissos com trabalho, família e seu merecido descanso e lazer, como toda e qualquer pessoa, mas que tem comprometido tudo isso para manter os atendimentos regulares. Por isso todos estão angustiados com a atual situação, mas com a consciência tranquila de que, se o encerramento das atividades for mesmo necessário, todos deram o seu máximo, até o último minuto, para que esse desfecho não ocorra.
Salientamos que o poder público municipal de Machadinho e Maximiliano de Almeida têm feito a sua parte para manter e ampliar os serviços da entidade durante todos estes anos, além de estar colaborando diretamente com o Curso de Formação. Os dois municípios já firmaram Termo de Colaboração para destinação de recursos específicos para a formação de novos bombeiros, que somados totalizam R$ 10.000,00 (dez mil reais), valor que já vem sendo repassado a entidade e está aguardando o fechamento de turma para sua aplicação. Tal valor é necessário para custear toda a equipe de instrutores responsáveis por pelo menos 6 módulos de treinamento, com mais de 250 horas de aulas teóricas e práticas, um curso completo de formação de Bombeiros Voluntários.
Sendo assim, a entidade informa que continuará fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para manter o serviço em atividade, mas que a continuidade dos atendimentos depende diretamente do voluntariado de mais pessoas. Ser um Bombeiro Voluntário não é uma tarefa fácil, mas pedimos encarecidamente àqueles que se sentem capazes e motivados a fazer a diferença na sociedade, que procurem a entidade e ajudem a manter esta corporação viva e atuante na comunidade.
“As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que oram!”
Santa Madre Tereza de Calcutá
Bombeiros Voluntários de Machadinho,
Salvar e Servir Sempre!