Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mais 6 mil peixes foram soltos no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho na tarde de quarta-feira, dia 13 de março. A ação é uma soltura experimental, que faz parte e é prevista no plano de monitoramento de ictiofauna, com peixes produzidos pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD/UFSC).
A atividade ocorreu na área do Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável (Escola Socioambiental), em Piratuba, contando com a participação de um grupo de agricultores, uma equipe da área ambiental da Usina e do Lapad, representantes do Consórcio Machadinho e Bombeiros Militares de Piratuba. Foram soltos 2 mil piavas, 2 mil curimbas e 2 mil suruvis.
Em seguida o grupo que participou foi recebido no auditório da escola, para uma explicação sobre como ocorre a reprodução em laboratório. O pesquisador do Lapad, Luciano Augusto Weiss, falou que os peixes são criados a partir de matrizes capturadas aqui na região e que existe um cuidado especial na seleção e transporte dos indivíduos que são soltos no lago.
Os peixes contam com uma marcação e a identificação pode ser feita com um pequeno pedaço de nadadeira, que deve ser retirado e mantido congelado, para que posteriormente sejam recolhidos pela equipe do LAPAD/UFSC. Cerca de 30 pescadores da região estão cadastrados pela Usina Machadinho e ajudam nesse trabalho de identificação. Dessa forma, é possível avaliar os resultados das solturas.
Para saber mais sobre o assunto ou informar sobre a recaptura dos peixes, ligue para o 0800-644-0026 (ligação gratuita).
Fonte: ASCOM Machadinho