Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta segunda-feira (29/04), a Brigada Militar, através da Patrulha Ambiental (Patram) de São José do Ouro, resgatou um Quati (Nasua nasua), em Machadinho.
Um policial militar do 10° BPM, trafegava de Sananduva a Machadinho, quando avistou um Quati caído na via pública. O PM verificou que o animal silvestre estava ferido e, imediatamente, acionou a Patram.
O Quati foi resgatado e encaminhado até a clínica Pet le Pet de São José do Ouro, parceira do Comando Ambiental, para o primeiro atendimento. Após, o mamífero foi encaminhado ao setor de animais selvagens do hospital veterinário da Universidade de Passo Fundo – UPF, para tratamento e cuidado até a recuperação.
O Quati possui distribuição restrita às áreas florestadas ao norte (Floresta Ombrófila Mista) e noroeste (Floresta Estacional Decidual), além de matas ciliares de rios próximos a Lagoa dos Patos, sendo relativamente comum na Serra Geral, com limite de distribuição sul até a Serra de Sudeste no Pampa Gaúcho. Mapa de distribuição conforme a IUCN. O Quati possui uma pelagem que varia de amarelo à marrom escuro no dorso, com o ventre sendo sempre mais claro. A cauda deste animal é bem peculiar, apresentando o tamanho do corpo do animal e de forma ereta enquanto o Quati anda. Possui ainda um focinho fino e alongado. Vivem em grupos, podendo chegar até 30 indivíduos ou mais. Alimentam-se de pequenos animais, entre eles roedores, aves, répteis, insetos além de também alimentarem-se de frutos. Outra informação interessante é que quando há abundância de alimentos de origem antrópica (lixeiras e comedouros) podem passar a se alimentar principalmente disso.
Fonte: Patram/Rádio Club FM 96.7