Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O processo da implementação da Indicação Geográfica “Erva-Mate – Região de Machadinho”, junto ao INPI, está sendo trabalhado desde 2020, através de entidades, como EMATER (Municipal e Regional), Ministério da Agricultura, Sindicato do Mate, Câmara Setorial do Mate, Indústria de Erva-Mate Cambona, viveiristas e toda a cadeia produtiva da Erva-mate, além do apoio, de toda a comunidade dos 10 municípios, que irão fazer parte da mesma.
Várias etapas já foram cumpridas desde o início dos trabalhos, junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), para a busca deste Selo de reconhecimento e notoriedade. Em assembleia geral, realizada na quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, foi realizada a votação de algumas correções no projeto, através de apontamentos do INPI, para que o documento fique em conformidade com a lei, para esta certificação. Agora, a documentação está sendo reencaminhada, para a comprovação do reconhecimento da “Erva-Mate – Região de Machadinho” e o deferimento por parte do INPI.
De acordo com a coordenadoria, neste contexto existe a expectativa, que até o final deste ano de 2024, seja liberado o uso do Selo da IG, nas embalagens de Erva-Mate e dos produtos feitos com ela.
O que é Indicação Geografica?
O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos, ou, serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado (Ex: Café do Serrado Mineiro, Chocolate de Gramado, Cachaça de Salinas, Vale dos Vinhedos, Queijo Serrano, entre outros). E a Região de Machadinho, possui a produção e industrialização da Progênie Cambona 4, além de outros aspectos; o que lhe permite a busca pela IG (Indicação Geográfica).
Os 10 municípios, que farão parte desta IG “Erva-Mate Região de Machadinho”, são: Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga, Sananduva, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul, Cacique Doble, São José do Ouro e Barracão. Esses municípios possuem interação, comercial, histórica e cultural, de produção de Erva-Mate. São municípios, que pertenceram no passado ao território de Lagoa Vermelha e agora se juntam, para construir uma grande área geográfica, marcada pela presença da Erva-Mate.
Fonte: Rádio Club FM 96,7