Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A frase “Não perca de vista o seu ponto de partida”, pronunciada pelo Frei Bruno da Congregação dos Capuchinhos, marcou o início da “Jornada Religiosa em Honra ao Frei Teófilo: pela proteção das águas e da Erva-mate”, realizada neste Domingo de Ramos no município de Machadinho/RS, Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho.
O capuchinho Frei Teófilo foi um grande construtor e é reconhecido pelos moradores como um protetor espiritual de Machadinho, inclusive é um dos símbolos oficiais do município ao lado da água e da Erva-mate.
A água, além de ser um elemento essencial, tem hoje sua importância econômica e turística. Para os colonizadores os rios, em parte, foram os guias de chegada aos ervais do Machadinho.
Participaram da Jornada Religiosa caminhantes e cavalarianos em um trajeto de 6,2 km desde a Linha Santa Catarina, local de chegada dos colonizadores do mate, até ao monumento Frei Teófilo na praça da Igreja Matriz.
Houve celebração de missa, bênção dos ramos, da água e da erva-mate, pedindo a força protetora de Frei Teófilo em favor desses recursos.
A cerimônia também pediu bênçãos aos ervais, aos produtores, aos ervateiros, às pessoas que trabalham e vivem da atividade, aos consumidores do mate e de seus derivados. Pediu pela paz, pela hospitalidade, pela amizade, pela saudabilidade e pelo bom convívio que a simbologia e o uso do mate proporcionam.
Fonte e Foto: Ilvandro Barreto de Melo/INFOMATE