Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Assolada pela estiagem prolongada, a safra gaúcha de milho será marcada por quebra pelo terceiro ano consecutivo. No Estado, os prejuízos nas lavouras afetadas variam de 30% a 70%. A colheita inicialmente projetada para o Estado era de 6 milhões de toneladas do cereal.
Segundo Lucas Fraron, Engenheiro Agrônomo da Agrofraron de Machadinho, RS, o milho é uma cultura “mais sensível” no tocante a necessidade de água e quem realizou um bom manejo no princípio da safra, ou seja, palhada, correção de fertilidade, correção de acides, escolha do híbrido certo, boa plantabilidade, controle de plantas daninhas e manejo de nitrogênio, vai ter uma melhor safra do que os demais.
Segundo Lucas, ano passado a cultura do milho sofreu com o problema da cigarrinha. Neste ano, não está havendo a incidência desta praga, em contrapartida, o que está provocando perdas e prejuízos, é a estiagem. A preocupação do produtor está sendo a falta de água, que irá gerar reflexos na produtividade, variando de acordo com o manejo e o investimento feito na lavoura.
“O produtor fazendo a parte dele bem feita, ou seja, o manejo indicado por um profissional, a exemplo do trabalho desenvolvido pela Agrofraron, terá uma produtividade melhor, com um bom nível, mesmo com a estiagem.” Frisou, Lucas Fraron.
De acordo com Lucas, cada área terá uma realidade de mais, ou, menos produtividade. Um exemplo é a região de Machadinho, onde a safra do milho deste ano, está melhor do que a safra do ano passado. Enquanto em outros locais do estado a quebra pode chegar a 70% e em outros, até 100%.
A propriedade, é uma empresa a céu aberto. O produtor deve se preocupar com o manejo realizado, pensando em falta de chuva, ou, em excesso de chuva também. Por isso, o produtor que quiser obter o melhor planejamento das safras e o ideal manejo das mesmas, pode estar buscando a equipe técnica da Agrofraron. Certamente, esta atitude irá refletir nos resultados da colheita, mesmo com as intempéries, a exemplo da estiagem. Buscar ajuda e orientação profissional não é gasto, é investimento.
Amigo produtor, para os melhores resultados, entre em contato com a Agrofraron, em Machadinho. Fone/whats: 54 99959 5905.
Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7