Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

1º Congresso Brasileiro de Frutos, Sementes e Mudas de Erva-mate acontece em Machadinho e já tem data para segunda edição

Compartilhe:
público_Silmar Luiz-0486

Com representantes de cerca de 40 municípios, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também do Paraguai, iniciou nesta terça-feira (22/11) e segue até quinta-feira (24/11), o 1º Congresso Brasileiro de Frutos, Sementes e Mudas de Erva-mate. O evento está sendo realizado no Auditório Erval, do Machadinho Thermas Resort Spa, no município de Machadinho. A abertura oficial aconteceu na noite de terça-feira com a presença de autoridades e o espetáculo musical “José Medes, o seresteiro dos pampas”, que retrata a vida do cantor e compositor, apresentado pelo Grupo Aldeia Teatral. Durante a abertura oficial foi informada a data do 2º Congresso, que será de 25 a 27 de novembro de 2025.

Nas manifestações ficou clara a importância do tema do congresso, visto que para a qualidade do produto final é necessária a qualidade da base, ou seja, sementes, mudas e frutos.

A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Rozimeri Alves Galante, destacou o trabalho realizado pela Instituição neste segmento e frisou o Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, que é um programa de Estado, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), coordenado e executado pela Emater/RS-Ascar.

A presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Sélia Pelizari, também salientou a grande representatividade no congresso de toda a cadeia produtiva.

O prefeito de Machadinho, Alcir Grison, reiterou o apoio da administração municipal ao evento e frisou que a erva-mate tem um importante papel na economia do município. “É meio de manter jovem no campo e de trazer rentabilidade financeira aos produtores”, disse. Ele salientou que Machadinho exporta erva-mate para outros países, por meio da ervateira Barão.

Participaram da cerimônia de abertura, o prefeito de Machadinho, Alcir Grison; a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Rozimeri Alves Galante; a presidente da Apromate, Selia Regina Felizari; a gerente de comercial do Machadinho Thermas Resort SPA, Karine Koller; o presidente do Ibramate, Alberto Tomelero; a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edna Maria Ferronato; o representante do secretário estadual da Agricultura, Domingos Velho Lopes e coordenador da Câmara Setorial de Erva-mate, Tiago Fick; o presidente do Sindimate/RS, Álvaro Pompermayer; e o diretor da Erva-mate e Chás Barão, Sérgio Picolo, representando os patrocinadores do evento.

Ao longo do primeiro dia, foi realizado o curso de enxertia, com aulas teóricas e práticas, ministradas pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Ivar Wendling, com a participação de 65 pessoas.

O segundo dia, iniciou com a palestra da bióloga, mestre em Ecologia e doutoranda em Agronomia, Gabriela Tonello, sobre a caracterização botânica da erva-mate. Na sequência, o biólogo, mestre em Zoologia, doutor em Ecologia, Fabiano Carvalho de Brito, palestrou sobre fenologia reprodutiva, estágios de maturação dos frutos e germinação das sementes da erva-mate. A terceira palestra da manhã foi com a química e doutora em Ciência dos Alimentos, Adriano Dillenburg Meinhart, sobre a caracterização fitoquímica de plantas de erva-mate cultivar Cambona 4, sob os regimes sombreamento e pleno sol. Finalizando a programação da manhã, o tema “Resgate, multiplicação e conservação remanescente nativos de erva-mate no Rio Grande do Sul”, foi apresentado por Nilton Cesar Montovani e Paulo Oscar de Deus Lima.

A programação da tarde seguiu com palestras. O coordenador da Câmara Setorial e Temática da Erva-mate, Tiago Fick, falou sobre legislação para produção de sementes e mudas de erva-mate e procedimentos para legalização dos viveiros. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, palestrou sobre os Ervais do Machadinho: tradição e evolução produtiva sob a ótica de mudas seminais. Já sobre melhoramento genético da erva-mate, falou o pesquisador da Embrapa Florestas, Ivar Wendling.

Para o terceiro dia, a programação prevê sequência de palestras na parte da manhã e visitas técnicas à tarde. Programação completa no site: www.ibramate.com.br/congresso

Outra atração é a exposição de pôsteres dos trabalhos científicos selecionados pelo congresso, com a oportunidade de conversar com os autores dos trabalhos, que estão presentes no evento.

O 1º Congresso Brasileiro de Frutos, Sementes e Mudas de Erva-mate é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Embrapa Florestas, Prefeitura de Machadinho, Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Instituto Brasileiro de Erva-mate (Ibramate), Sindicato das Indústrias de Erva-mate (Sindimate), Machadinho Thermas Resort Spa e Programa Gaúcho para Qualidade e a Valorização da Erva-mate.

palco_Silmar_Luiz-0417

público_Silmar Luiz-0486
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo

Foto: Silmar Luiz Biscaro – Prefeitura de Machadinho

Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

Deixe seu comentário: